A DRACOM possui uma das linhas mais completas em acessórios hidráulicos e Pneumáticos do mercado brasileiro.

Medidores de pressão

A medição de pressão é ponto de interesse da ciência há muitos anos. No final do século XVI, o italiano Galileo Galilei (1564-1642) recebeu patente por um sistema de bomba d’água usada na irrigação (Curiosidade: em 1592, usando apenas um tubo de ensaio e uma bacia com água, Galileo montou o primeiro termômetro. Ele colocou um tubo com a boca para baixo, semi-submerso na água. Assim, quando o ar de dentro do tubo esfriava, o volume diminuía e subia um pouco de água dentro do cilindro de vidro. Quando o ar esquentava, o volume aumentava e a água era empurrada para fora. O nível da água, portanto, media a temperatura do ar.). O coração de sua bomba era um sistema de sucção que ele descobriu ter a capacidade de elevar a água no máximo 10 metros. A causa desse limite não foi descoberta por ele, o que motivou outros cientistas a estudarem esse fenômeno.

Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) desenvolveu o barômetro. Com esse aparelho, avaliava a pressão atmosférica, ou seja, a força do ar sobre a superfície da terra. Ele fez uma experiência preenchendo um tudo de 1 metro com mercúrio, selado de um dos lados e mergulhado em uma cuba com mercúrio do outro. A coluna de mercúrio invariavelmente descia no tubo até cerca de 760 mm. Sem saber exatamente o porquê deste fenômeno, ele o atribuiu a uma força vinda da superfície terrestre. Torricelli concluiu também que o espaço deixado pelo mercúrio no começo do tudo não continha nada e o chamou de “vacuum” (vácuo).

Cinco anos mais tarde, o francês Blaise Pascal usou o barômetro para mostrar que no alto das montanhas a pressão do ar era menor.

Em 1650, o físico alemão Otto Von Guericke desenvolveu a primeira bomba de ar eficiente, com a qual Robert Boyle realizou experimentos sobre compressão e descompressão e depois de 200 anos, o físico e químico francês, Joseph Louis Gay-Lussac, verificou que a pressão de um gás confinado a um volume constante é proporcional à sua temperatura.

Em 1849, Eugene Bourdon recebeu patente pelo Tubo de Bourdon, utilizado até hoje em medições de pressões relativas. Em 1893, E.H. Amagat utilizou o pistão de peso morto em medições de pressão.

MANÔMETROS:

O Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases.

A DRACOmanometroM possui instrumentos mecânicos para medição de pressão (manômetros). Não importa se você precisa medir pressões até 0,5 bar ou até 7.000 bar – Nós oferecemos o manômetro correto para cada aplicação industrial e cada necessidade de medição.

 

 

 

Como usar Manômetro em sistemas pneumáticos e hidráulicos

Os sistemas pneumáticos e hidráulicos usam o poder de fluido para operar. No sistema pneumático, os gases comprimidos são usados. Em sistemas hidráulicos, os líquidos relativamente incompressíveis, como óleos são usados. O gás em um sistema pneumático absorve a força enquanto o líquido transfere diretamente a força. A fim de controlar, monitorar e testar a pressão nestes tipos de sistemas é utilizado um instrumento medidor de pressão de ar.

como-usar-um-medidor-de-pressao-de-ar-em-um-sistema-pneumatico-comousar

Existe a pressão absoluta e a pressão manométrica. A pressão absoluta é medida a zero contra o vácuo perfeito. A pressão de manométrica, ou pressão de calibre, é medida como uma referência para a pressão ambiental barométrica. Isto significa que a pressão manométrica é igual à pressão absoluta menos a pressão atmosférica. Existem diferentes unidades com que a pressão é medida. Trata-se de bar, pascal (Pa), a atmosfera técnica (at), atmosfera (atm) e libra-força por polegada quadrada ou libra por polegada quadrada (psi).

O elemento principal do manômetro é o tubo de bordão. O tubo de bordão é um tubo oco selado em uma extremidade que é flexionado quando a pressão é aplicada. Uma vez que este tubo se dobra em uma forma quase circular, quando a pressão é aplicada, o comportamento natural do tubo é tentar se endireitar, forçando o ar a sair do tubo. Devido a este movimento do tubo, que está ligado a um movimento engrenado, e com a ajuda de pequenas engrenagens, o ponteiro indica a pressão no mostrador do indicador.

Esta é a ideia básica do indicador. É um mecanismo muito simples e, como é de conhecimento geral, as soluções mais simples são geralmente as melhores. Existem indicadores melhorados, mas que ainda são baseadas neste princípio. A melhoria é na precisão do visor onde os mostradores digitais são implementados. Para escolher um manômetro de pressão de ar, em primeiro lugar, devem ser considerados o alcance e a precisão do instrumento. Outras características importantes são os materiais com o qual são construídos. Deve-se garantir que ele seja capaz de resistir às condições em que irá atuar.

Bobinas Solenoides;

Bobina é um dispositivo que converte energia elétrica em mecânica utilizando como meio um solenoide. Esse aparelho cria um campo magnético a partir de uma corrente elétrica e usa esse campo para criar movimento linear. a DRACOM possui a linha de bobinas conforme a sua necessidade. Consulte-nos!

GAXETAS PARA APLICAÇÃO PNEUMÁTICA

As Gaxetas são projetadas para a vedação de água quente e fria, ar e vapor em bombas alternativas, hastes de válvulas de grandes tamanhos, juntas de expansão e acumuladores. A gaxetas também são indicadas em aplicações hidráulicas ou em prensa de gases.

Podem ser produzidas conforme a necessidade da aplicação e o formato desejado pelo cliente, seguindo as mais variadas especificações para que o objetivo de cada projeto.

gaxeta